Empreendedorismo, MindSet

Um novo projecto empreendedor – perigos e oportunidades


Nas empresas, como tudo na vida, andamos lado a lado com o Perigo e com a Oportunidade. A relação entre estes dois fazem alterar a nossa forma de estar na vida. Poder-se-á dizer que são ingredientes fundamentais para sermos pró-activos, sairmos da nossa zona de conforto e, assim, perseguir e alcançar as nossas metas e sonhos, tanto a nível pessoal como profissional.

Para enquadrar este tema, desafio o leitor a retroceder no tempo, transportando-se para a sua infância e relembrando as diferentes oportunidades e perigos que existiam. No ciclo da vida, passamos por diferentes três grandes etapas: a infância, adolescência e por fim a fase adulta. Todo este ciclo evolutivo, é influenciado pelos perigos que atravesamos, e as oportunidades e decisões tomadas no momento certo, ou não. Poderíamos equiparar este ciclo “pessoal”, com o ciclo profissional… Estudante (infância), especialista Júnior (adolescência), especialista Sénior (adulto).

A maioria dos novos Projetos Empreendedores, aparecem de circunstâncias variadas, apresentando no entanto um denominador comum: existe um ou mais empreendedores envolvidos. Salvo raras excepções, que confirmam a regra, estes empreendedores encontram-se no terceiro estado do ciclo de vida profissional, i.e.Especialista Sénior. Por outras palavras e sem rodeios, alguém que tecnicamente é excelente e tem um brio próprio no que faz dentro da sua especialidade, esta excelência não resulta do acaso ou de mera sorte como muitos puderam, vulgarmente, julgar. Esta Excelência foi sendo construída ao longo de muitas horas de devoção e paixão pelos projectos que foram sendo abraçados e vencidos ate então, i.e. teve inicio na fase de Estudante e foi-se desenvolvendo ao longo das fases seguintes.

É neste momento, que alguns “Especialistas Seniores”, por motivos vários, muitas das vezes querem perseguir os seus próprios Sonhos e não os Sonhos de outros, dão o passo para entrar num novo ciclo- o ciclo do Empreendedor. À semelhança dos ciclos apresentados anteriormente, podemos estabelecer uma analogia equivalente,i.e. a fase da infância que corresponde a fase que somos os técnicos e operacionais da nossa empresa, a fase da adolescência que corresponde a fase onde encarnamos o papel do gestor, e por fim a fase adulta – o empreendedor, no entanto no nosso subconsciente colocamo-nos neste papel quando iniciamos um projecto empreendedor.

O empreendedor, é como o Director de uma orquestra, é o único que não toca um instrumento, unicamente tem que dirigir com as mãos e com os olhos. No entanto é o único entre os músicos que escuta toda a sinfonia no seu todo… Por outras palavras, para alcançarmos o patamar de empreendedor na sua totalidade temos que entender e conhecer os diferentes instrumentos que temos na nossa empresa, e esse processo de aprendizagem está associado aos diferentes ciclos que vamos vivendo no mundo do empreendedorismo. Visto de outra perspectiva, temos que respeitar o ciclo subjacente, garantindo que vivemos e conhecemos os diferentes ciclos para alcançar o patamar máximo.

Grande parte dos projectos empreendedores visam ser negócios, e conforme definimos na ActionCOACH, o negócio é uma empresa comercial e rentável, de receitas previsíveis, que funciona sem a presença contínua do empresário com a máxima capacidade e segurança e com a melhor qualidade de vida para o empresário.

Esta definição assenta na metodologia ActionCOACH – “Os 6 passos para construir um negócio de êxito”! Esta metodologia respeita o ciclo do empreendedor bem como guia o empresário de uma forma faseada e gradual a alcançar as suas metas para se transformar num empresário de excelência.

Qualquer projecto empreendedor convive com o perigo e com a oportunidade, e serão sempre estes ingredientes que irão alimentar o lado empreendedor, no entanto ressalvo, se não respeitarmos os diferentes ciclos, poderemos estar a abraçar um perigo muito elevado.

É a forma como o empreendedor lida com o perigo e todas as adversidades a que é exposto ao longo da sua vida, que o distingue face aos outros e o catapulta para o patamar seguinte de sucesso e de alcance das suas metas e sonhos. Caso contrário, se todos nos agíssemos e reagíssemos da mesma forma face ao risco, ao perigo e aos desafios não haveria diferenciação entre os demais…

Most Related Post

This entry was posted in Empreendedorismo, MindSet and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *