Empreendedorismo, MindSet, Planeamento Estratégico

O seu negócio está a crescer ou a morrer


Após o último artigo – “Um projecto empreendedor – Oportunidades e Perigos” – os donos de negócios perguntam-me se é verdade que 80% dos negócios novos fracassam nos 5 primeiros anos de vida. E o que se sucede aos que sobrevivem os próximos 5 anos? Qual é a principal razão que leva estes negócios a fracassar? E ainda mais importante, qual é a chave do êxito para que um negócio cresça?

Este fenómeno sucede-se por todo o mundo, e Portugal está incluído. Existem muitas razões pelas quais um negócio fracassa, mas certo é que empresa que não cresce, morre. O que move as empresas anos após ano é o crescimento. Nenhuma empresa planeia vender menos no ano seguinte, ter menos lucro ou mesmo reduzir os seus recursos, independentemente do estado económico do país onde vivem.

Somos donos de negócios e, conforme diz a palavra, somos responsáveis pelos nossos actos, decisões e respectiva pro-actividade de adaptação à mudança do ambiente sócio-económico que nos envolve. Se nos focarmos em 20% dos negócios que são um êxito, vamos perceber uma série de características. Geralmente caracterizam-se pelo seguinte:

1 – Um dono de negócio com uma mentalidade aberta e com uma natureza disposta a aceitar as mudanças que ocorrem e que se pode adaptar rapidamente.

2 – O dono de negócios que pergunta e procura conselhos de pessoas que têm experiência empresarial. Também seguem conselhos de gestores, contabilistas, advogados, inclusive de pessoas com experiência em vendas e Marketing, isto tudo para fazer crescer o seu negócio.

3 – O dono de negócios que está disposto a aproveitar as mudanças em tecnologia, progresso económico e processo de vendas.

4 – Consciência. Os donos de negócios que triunfam são conscientes das suas margens líquidas e do seu fluxo efectivo. Tomam acções imediatas para implementar mudanças nos seus negócios.

5 – Sistemas. Criam um sistema que é fácil e simples, que se pode aplicar ao seu negócio. Com a presença deste sistema, qualquer dono de negócio pode focar-se no crescimento do seu negócio.

6 – Cultura. O dono de negócios de sucesso cria um bom ambiente e uma cultura no seu negócio. A comunicação entre os diferentes departamentos deve fluir de forma efectiva, portanto o negócio terá uma Equipa sólida que trabalha unida e é produtiva não se deixando influenciar por agentes externos.

No desenvolvimento do negócio competitivo, estas seis pontos são necessários para manter o êxito do negócio. Trabalhar com um “conselheiro de confiança” que o pode assistir a si e aos seus colaboradores, para que o seu negócio possa alcançar as suas metas é outro método. Um “conselheiro de confiança” é também conhecido como um “coach de negócios”.

“Juntos, todos alcançamos mais. Não se trata apenas de sentir-se melhor. Trata-se sim de conseguir mais.” 

Brad Sugars – Fundador da ActionCOACH

 

 

 

Most Related Post

This entry was posted in Empreendedorismo, MindSet, Planeamento Estratégico and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *