MindSet

Como consigo adoptar e manter uma atitude “acima da Linha”?


A atitude positiva é uma “bênção” conquistada?

A minha maior esperança é que você descubra essa verdade e seja abençoado para sempre.

Quase todo o mundo acha que tem uma atitude positiva, mas na verdade não é tão simples como parece.

Primeiro necessitamos de entender a essência da “atitude”. Não é um sentimento- é um estado mental auto-induzido e você tem o controlo total sobre a sua atitude.

A atitude não tem a ver com dinheiro ou sucesso. É pura e simplesmente a maneira como você se dedica ao seu modo de pensar.

Para adoptar uma atitude positiva, devemos estudá-la e praticar a auto-disciplina. Você precisa de viver a essência dela – todos os dias.

Aqui está a fórmula para atingir uma atitude positiva a vida toda- Pegue agora numa caneta e numa folha.

Faça uma linha ao meio da folha.

Vou começar a explicar tudo o que está abaixo da linha da vida…atitude negativa

Jogar abaixo da linha.

Escreva:
• Culpar
• Desculpar
• Negar

Vamos começar pelo culpar!

Quantas pessoas conhece que estão constantemente a culpar outras pessoas?Pense nas pessoas que conhece que estão constantemente a apontar o dedo a alguém?

Aqui seguem alguns exemplos: A culpa é dos políticos que temos! A culpa é da crise! A culpa é da minha equipa! A culpa é sua porque não tem mais experiência que a pessoa A ou B!

Dado que a culpa nunca é dele, repete sistematicamente os mesmos erros criando a cultura do “coitadinho”! Apesar de ser perfeito, e só os outros é que erram, como lhe acontecem repetidamente os mesmo problemas, a conclusão é obvia: tem pouca sorte e é por isso que tantas coisas menos boas lhe acontecem, aceitando cegamente a tradição- se sempre fiz assim, é assim que deve fazer.

Exercício:

Aponte o dedo para este artigo, i.e. aponte o dedo para mim!
Quantos dedos está a apontar para mim? … 1!
Quantos dedos estão a apontar para si?… olhe para a sua mão! São 3! E o polegar está a apontar para o universo, deus, quem queira que você deseje!

Acção:

Pare de apontar o dedo a sua equipa, pare de culpar a sua equipa, pare de culpar os políticos, pare de culpar as pessoas que o rodeiam.

Desculpar

Quantas crianças conhece que são experts nesta área? A questão que se coloca é: Onde é que elas aprenderam este hábito?

Nas crianças podemos detectar rapidamente as suas desculpas e desculpamos devido a idade, mas na verdade no que toca aos adultos a desculpa é mais “polida” e com uma probabilidade inferior de ser detectada ou ser confrontada.

Acção:

Evite procurar desculpas dos resultado que você e que a sua equipa obtiveram.

Negar

Definição: Afirmar que (uma coisa) não existe ou não é verdadeira. Ou forma educada de dizer que você está mentindo a si mesmo.

A negação é sinónimo de parar, de deixar de viver um sonho, de não permitir avançar para os grandes resultados que pode alcançar a nível pessoal

Com certeza que já ouviu frases do tipo:
“Sim, mas tu não conheces a minha situação”
“Sim, isso é interessante na teoria, mas na prática não é possível, devido…”
“sim, mas…devido…acontece que…isso é impossível…aqui não é possível…” palavras como estas classificam uma negação

Este “jogar Abaixo da Linha” é destrutivo, não resolve nada e o problema piora. Este tipo de reacção é típico da mentalidade da vítima – o fracasso é uma profecia auto-realizável para pessoas que pensam assim.

Jogar acima da linha.

Escreva:
• Dono
• Prestar contas
• Responsável

Vamos começar pelo dono!

Você é dono das suas acções, você é dono do navio e tem um LEME para dirigi-lo e mais ninguém é responsável pelas suas acções e mais ninguém o dirige.

Não se esqueça que 90% dos seus resultados dependem de si e outros 10% dependem do seu meio-ambiente.

O caminho de um empreendedor passa muitas vezes pela fase que é considerado um louco, passando a empreendedor de sucesso e terminando sendo considerado um visionário e um génio. Para isso precisamos de ser donos de nós próprios.

Prestar contas

Um empreendedor presta conta das suas acções e resultados alcançados, liderando as pessoas que o envolvem e prestando contas a estas. Percorre o caminho que afirma e presta conta a todos os que estão envolvidos.

Responsável

O empreendedor é responsável pelas suas acções e responde por todas elas, não tendo problemas em admitir qualquer falha que tenha existido. Este interpreta este tipo de situações como um processo de aprendizagem e desenvolvimento. Não se trata de fazer mal as coisas mas sim de aprender como se fazem através da tentativa erra e experiência da vida.

Acima e abaixo da linha da vida

Conclusão:

Os empreendedores que jogam acima da linha criam um hábito focado em resultados e acções enquanto os que jogam abaixo da linha estão a procura de razões.

Não se esqueça:

1. Os resultados que você obtém na sua vida, na sua equipa, na sua empresa, em casa, são reflexo do estado da sua linha da vida
2. Comportamento gera comportamento, portanto esteja atento aos seus comportamentos porque estes se irão reflectir na sua família, equipa, filhos, etc.

Dica:

1. Explique a sua família a importância de jogar acima da linha e desafie todos a jogarem;
2. Explique a sua equipa;
3. Explique aos seus amigos;
4. Deixe de ver o telejornal e ler jornais que têm notícias abaixo da linha;
5. Cerque-se de coisas e pessoas positivas;
6. Leia ou ouça livros positivos;
7. Acredite em você;
8. Não dê ouvidos a quem lhe diz que você não consegue, que você não sabe, que você não tem experiência suficiente…;
9. Comece agora e jogue todos os dias acima da linha. É simples? Sim, mas exige muito trabalho;

Most Related Post

About hugomonteiro

Como treinador de negócios, a minha principal função e foco é fazer com que os empresários gerem mais dinheiro para a sua empresa, tenham mais tempo e desenvolvam valências a nível de liderança e gestão empresarial adaptada a realidade. Vou ajudá-lo a analisar as três áreas mais importantes da sua empresa: Equipa, tempo e dinheiro, e com o sistema da ActionCOACH, considerado um dos melhores do mundo, vamos encontrar soluções e planear para entrarmos em acção. Pergunto sempre aos empresários: Você trabalha mais do que qualquer colaborador da sua empresa? Na ActionCOACH temos a definição do que um negócio deve ser: "Uma empresa comercial, rentável, que funciona sem você". A chave é a última frase - funciona sem você. Se você é o activo mais importante que mantém tudo a funcionar, então você não tem um negócio, o que você tem é um trabalho. Como um treinador de negócios posso ajudá-lo a sair do seu trabalho e devolver-lhe o seu negócio. Para substituir o seu tempo, você precisa de uma equipa. As melhores equipas não estão sozinhos e não se formam sozinhas. Podemos trabalhar em recrutamento, captação e motivação da equipa. Uma vez que sua equipe está funcionando, a sua empresa pode operar sem você. O dinheiro e lucro são as razões pela qual a maioria dos clientes contratam um coach. Trabalhar na construção de lucro nas empresas, é geralmente a primeira coisa que me foco quando trabalho com um cliente novo. Temos 344 estratégias comprovadas e eficientes, da qual ajudam a desencadear o crescimento do seu potencial. Como Coach de empresários, não quero deixar de partilhar o ponto de arranque para garantirmos o sucesso: Paixão (x) Acção = Resultados. O seu Coach, Hugo Monteiro Eng ActionCOACH Business Coach !LWS, Lda E-mail: hmonteiro@actioncoachsetubal.com Telm: +351 91 949 16 39
This entry was posted in MindSet and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *